segunda-feira, 4 de julho de 2011

Patricia Mozer - Formigamento

Oi galera!

Mais uma semana aqui juntos, eu dando notícias do que geralmente acontece com o organismo de um portador de esclerose múltipla.

Hoje não vou falar de um acontecimento, ou de um sintoma, mas sim de uma sequela.

Nós constumamos ter sequelas neste quadro clínico, e como eu passei quase um ano em surto sem que a doença fosse diagnosticada, eu fiquei com uma sequela permanente. Sinto meus pés formigarem 24 horas por dia, e quando está acontecendo algo anormal, ou um surto por exemplo, a perna inteira formiga, até na altura da virilha. Meu médico me explicou que como eu tenho várias lesões no cérebro decorrentes do primeiro surto, elas deram origem a uma pequena cicatrização, sendo que não ocorreu a regeneração da parte atingida, dando assim origem ao formigamento. Alguns portadores sentem os pés e as mãos formigarem, outros só uma ou outra parte do corpo, mas a maioria dos portadores tem algum tipo de sequela. Confesso que no primeiro ano foi bem complicado para administratrar essa sensação. Nossa!!! Havia dias que eu sentia o formigamento como dores de cabeça aguda, de tão intenso que era. Mas como tudo na vida fui me acostumando. Me acostumando a aplicar injeção, me acostumando com a febre e o estado gripal, e me acostumando até ao tal formigamento constante. Nenhum desses acontecimentos me impossibilita de ter esperança e olhar para frente, e continuo a levar minha vida de antes, pois ao contrário de muitas pessoas, uso as dificuldades para me fortalecer. Tenho buscado mais qualidade de vida. Procuro dormir bem, comer bem, manter o bom humor, beber muita água e praticar exercícios físicos, apesar de tudo. Lembrem-se, nós somos os precursores das nossas vidas e nada acontece por acaso. Tenho certeza que assim com eu, todos tem dias difíceis, com momentos de questionamentos e dúvidas, mas se permitam viver plenamente de forma natural, e perguntem a si, como podem fazer diferença agora e como podem fazer diferença por você e por outras pessoas a sua volta.

Espero que eu esteja ajudando a todos de alguma forma. Procuro mostrar a todos vocês o quanto podemos fazer pelos outros, por nossa família e principalmente por nós mesmos, apesar de conviver com situações difíceis.

Conto com todos vocês, e vocês também podem contar comigo.

Até semana que vem!

Obrigado!

Um comentário:

  1. Muito bom Pati...Amei!!! E concordo,o bom humor nos ajuda e ajuda a quem convive conosco.

    ResponderExcluir